segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

De toda mesa!




Fruto.
Grão.
Semente.
Bar.
Confeitaria.
Ao torrar, ouve-se o barulhinho de grãos deslizando sobre tachos imensos. A ligeireza e desenvoltura do aroma ao percorrer o caminho do olfato permitem cogitar o grão responsável pelo tão estimulante cheirinho de manhã. Retira as melhores lembranças de nossas memórias, anunciando a saudade de outras manhãs. Bebida imparcial. Há quem ache rubro, há quem ache negro. Não importa se é frio ou calor, o importante mesmo é aquele sabor inigualável. Servido em qualquer ambiente. Combustível que dinamiza os motores de repartições públicas. E dono dessa velha desculpa:


“ – Você está sumido...vamos marcar algo, nem que seja para tomar um cafezinho!”


Melhor instrumento para caracterizar o estreitamento de amizades, de encontros, de reuniões. Serve até de inspiração literária. Há quem diga que a confiança de uma amizade é como o café. Uma vez requentado, o gosto não volta a ser o mesmo. E não é que faz sentido mesmo?

Velha especiaria de grande valor cultural. O café é famoso e tem grande influência em todo esse mundão. Antes, o negro escravo, depois, o negro grão. Grão que fez nascer economias, amizades, novas línguas e culturas. E o que o Brasil fez? Ora, fez muita coisa! Ensinou o café a falar português!

Por Iânua Coeli

3 comentários:

  1. Nunca gostei muito de café,sempre tive dificuldade para engolir aquele sabor amargo puro(gosto de misturar os sabores,não gosto de doce puro,de azedo puro,se salgado puro...sabores misturados são novos sabores,invento meus sabores e meus sabores são muitos...) que me arrepiava o corpo inteiro,costumava colocar muito açúcar para tentar disfarçar o amargor.
    O café me lembra a alguns lugares,ao meu pai,a livros,a filmes...o café é o cheiro da manhã.Por falar em cheiro,adoro o cheiro do café,embora não possa dizer o mesmo do sabor que tenho que engolir tadas as manhãs a fim de me manter acordada.
    Agora o café ganhou mais importancia em minha vida,agora me lembra a Iânua.é como diria a raposa ao pequeno príncipe:"eu não como trigo,o trigo não me tem serventia alguma,não é importante para mim,mas seus cabelos são dourados como o trigo,então toda vez que eu olhar para o trigo me lembrarei de você,agora o trigo é importante para mim"(é meis ou menos isso)
    Parabéns pelo post minha Flor de Baunilha :)

    ResponderExcluir
  2. Café *.* Deu até vontade de tomar um...

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas palavras...o café sabe ser importante em certos momentos me faz recordar dos momentos em que era pequenina e minha vó me pedia para comprar na padaria aquele café em grãos moído na hora...hum...aquele cheirinho...na embalagem quentinha.Hje não vejo mais isso não,agora é embalagem a vácuo.Mais o que importa é a praticidade/mudanças.Lembro tbm do cafezinho do ICS para despertar nas aulas de 7 horas da manhã que para mim era madrugada.Uma observação:Adorei essa imagem do café na xícara,onde as bolhinhas/espuma forma o desenho dos países,demonstrando que um simples grão chega a todos os lugares.Bj Ianua siga assim expondo suas ideias que estarei sempre comentando.

    ResponderExcluir